“Eu moraria fácil, em Estocolmo.”
Meu marido sempre escuta essa frase quando eu me apaixono perdidamente por algum lugar. Na mesma hora ele me diz do inverno rigoroso que faz por lá e de tantas outras coisas negativas que ele começa a listar (como se eu não soubesse)… não me importa, eu vou continuar falando que moraria lá…ou que pelo menos, uma temporada eu gostaria de ficar.
Uma noite foi pouco, muito pouco.
Sorte que chegamos cedo, tivemos um dia inteiro e uma noite para aproveitarmos essa que para mim foi a melhor cidade, a que mais me inspirou, a que tocou meu coração, a que ficará eternizada na minha memória até a próxima visita.
Talvez por que ela é praticamente dentro da água, talvez por ser o país mais desenvolvido do mundo, talvez por ter as pessoas mais lindas, talvez por seus produtos fresquíssimos, sua rica gastronomia, talvez pela igualdade de gêneros, talvez por sua cultura, o gosto do café, arquitetura, talvez pela liberdade de todas as formas, são muitos “talvez”… é que me senti tão maravilhada e completamente apaixonada por esse lugar.
A capital da Suécia é composta por 14 ilhas, e andar de bike por lá é super agradável e necessário, são muitas pontes que cruzam a cidade, como tínhamos apenas 1 único dia, foi ótimo pra otimizarmos o tempo. A verdade é que nessa última viagem que fizemos pra Europa, descobri que pedalar é uma das melhores formas pra se conhecer um lugar.
A gastronomia Escandinava é riquísima! Sendo a base de frutos do mar (claro), a oferta de produtos frescos e as variedades são enormes!
Fomo conhecer o mercado local, o SALUHALL. Além de todos os frutos do mar, eles consomem também a carne de alce, rena urso, veado e muitos tipos de embutidos de cordeiro.
À noite fomos em um bar viking para uma experiência bem medieval. O lugar chama-se AIFUR e fica no Centro Histórico de Estocolmo. Logo na entrada, eles tocam um sino e apresentam o recém chegado pelo nome e de que país vem. Toda a ambientação do local, as mesas, as vestimentas, a música e os próprios “vikings atendentes” nos transportam pra muitos séculos atrás.
Nem Paris, nem Londres. ESTOCOLMO.
CHECK LIST
- Pegar um mapa no Centro do Turista
- Andar de Bicicleta
- Passear pela Cidade Velha – Gamla Stan
- Palacio Real (entre a cidade velha e o Centro)
- Museu Nobel
- Museu Vasa (um navio que ficou submerso por mais de 300 anos e foi resgatado intacto)
- Skansen (museu a céu aberto que retrata como era a cidade antigamente)
GASTRONOMIA
- Provar o Café Sueco, é muito bom!
- Comer os SMORGAS (são os sanduiches suecos, uma variedade incrível)
- Gravlax (salmão curado)
- Almôndegas com batata
- Arenque curado
- Tentação de Janson (gratinado de batata e anchovas)
- Bar Viking AIFUR
- Saluhall -mercado local
- Expresso House
- Bull&Bear
Hotel
Hilton Stockholm Slussen Hotel
Muito bem localizado no centro histórico de Estocolmo
Filme
Os Homens que não amavam as Mulheres
Envie um comentátio