Feira Internacional de Turismo 2016 ocorre de 3 a 6 de novembro em Gramado
FESTURIS: uma feira focada na geração de negócios para a América Latina
O FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo terá em 2016 a sua 28ª edição. A feira ocupará 22 mil metros quadrados, no Serra Park em Gramado, e é considerada pelo trade a mais efetiva feira de negócios turísticos da América Latina, sendo a segunda maior em tamanho.
Nesta edição a feira estará dividida em espaços como LGBT, Acessibilidade, Luxury (novidade 2016), Entretenimento, Destinos Gastronômicos, Enoturismo, Cultural e Religioso, Tecnologia, Mice, Sustentabilidade e Turismo Verde, Salas de Capacitações (Programação de oficinas, workshops, e palestras de forma ininterrupta).
Serão 2500 marcas expostas em mais de 400 estandes para um público de mais de 14 mil profissionais vindos de todos os continentes. Esta segmentação impulsiona a capacitação, promoção, divulgação e a comercialização das marcas participantes. Neste modelo, aproxima-se os expositores dos principais players de seu nicho sem perder a chance de contato com buyers em potencial de outros segmentos.
Assim, a geração de negócios é fomentada dentro da feira, resultando em um impacto econômico de R$ 212 milhões na última edição, segundo o Observatório de Turismo da Universidade Federal Fluminense (RJ).
Solenidade de Abertura e feira de negócios 2016
A Solenidade de Abertura do FESTURIS ocorre a partir das 20 horas desta quinta-feira, dia 3 de novembro. Com a presença de autoridades máximas do setor turístico como o ministro do Turismo, Marx Beltrão, e o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, a cerimônia terá apresentação artística assinada pela cidade de Santa Maria em parceria com a Academia de Danças Neusa Martinotto. O Rio Grande do Sul é o Estado Anfitrião desta 28ª edição. A Confederação Nacional do Comércio (CNC) é a patrocinadora master do evento.
Com expectativa de recorde de participação de profissionais de Turismo do Brasil e do exterior, o FESTURIS se divide em Congresso, nas manhãs dos dias 4 e 5 de novembro, no Palácio dos Festivais, e Feira de Negócios, nas tardes dos dias 4 e 5, no Serra Park.
No Congresso, que tem o apoio institucional do Senac RS e entrada franca, o foco é a oferta de conhecimento e apresentação de temas fundamentais para a retomada do setor como Integração Entre Fronteiras, Legalização dos Jogos e Jogos Olímpicos 2016.
Já na feira de negócios, o destaque é para a participação em peso de expositores do setor privado e o lançamento do Espaço Luxury. Com crescimento de 58% no número de inscritos de forma antecipada, com relação a 2015, a expectativa é de corredores completamente lotados e muita geração de negócios.
A 28ª edição do FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo, já conta com a confirmação da presença, como expositoras, de marcas mundialmente conhecidas. Todos os continentes estarão representados seja com destinos ou empresas que são referência no setor.
A novidade é o Espaço Luxury que terá a presença de marcas específicas deste segmento e receberá grupos de compradores de luxo do mercado nacional e internacional. Já confirmaram participação neste espaço: Saint Andrews, Turks aind Kaikos, Air Tahiti Nui, Mercatur Premium, Thaiti Tourisme, Seychelles e La Hacienda.
Outra participação importante é a das entidades gaúchas que se unem pelo evento. Ugart, Sindetur-RS, ABAV-RS, Redetur e Fenagtur, estão preparando o formato do evento para este ano.
A grade temática do Congresso, preparado em parceria com a ABAV-RS, deve ser divulgada nos próximos dias, assim como os palestrantes que virão a Gramado. O tema central será: Inovação, Competitividade, Expansão e Gestão na Era da Economia Compartilhada.
“O FESTURIS é o melhor evento profissional do turismo brasileiro, participar é obrigação para qualquer profissional que queira ou esteja investindo em sua carreira. Trata-se de um evento formador, reconhecido internacionalmente, que atrai fornecedores do mundo todo vindo para expor e capacitar os profissionais presentes”, analisa o presidente da Redetur, Juarez Barrozo.
Os diretores do FESTURIS, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi, trabalham com afinco e intensificam a agenda de viagens desde o início do ano em uma empreitada para tornar a feira um evento anticrise para o setor turístico.
“Em um ano tão complicado para a economia, queremos que o FESTURIS seja um espaço anticrise com muita geração de negócios e novidades para o setor”, destaca a executiva Marta Rossi.
“Não estamos mediando esforços e a agenda de relacionamento e fechamento de contratos tem sido intensa desde o início do ano, por isso o resultado já é positivo”, salienta Eduardo Zorzanello, diretor da feira de negócios.
“Nosso objetivo é mostrar uma feira muito bonita, produtiva e com muita geração de negócios. Esta é uma das nossas características e focamos muito na produtividade para chegar a este número positivo a cinco meses do evento”, declara o diretor Marcus Vinícius Rossi.
Feira segmentada
A feira ocupa 22 mil metros quadrados e está dividida em espaços como LGBT, Acessibilidade, Luxury (novidade 2016), Entretenimento, Destinos Gastronômicos, Enoturismo, Cultural e Religioso, Tecnologia, Mice, Sustentabilidade e Turismo Verde, Salas de Capacitações (Programação de oficinas, workshops, e palestras de forma ininterrupta). Esta segmentação impulsiona a capacitação, promoção, divulgação e a comercialização das marcas participantes. A organização espera para esta edição a participação de pelo menos 14 mil profissionais de turismo de todo o planeta. Neste modelo, aproxima-se os expositores dos principais players de seu nicho sem perder a chance de contato com buyers em potencial de outros segmentos.
Assim, a geração de negócios é fomentada dentro da feira, resultando em um impacto econômico de R$ 212 milhões na última edição, segundo o Observatório de Turismo da Universidade Federal Fluminense (RJ).
Informações adicionais pelo site: www.festurisgramado.com.
Fonte: Flávio Prestes – Departamento de comunicação
Envie um comentátio