• Home
  • Quem Somos
  • Destinos
  • Receitas e Vinhos
  • Fale Conosco
Inexperiencia
  • Home
  • Quem Somos
  • Destinos
  • Receitas e Vinhos
  • Fale Conosco
Home  /  América do Sul • café da manhã • Destinos • Enoturismo • Entretenimento • Gastronomia • Hotéis • Porto Alegre • Restaurantes • Turismo • Uruguay • Vinhos  /  Colônia de Sacramento no Uruguai: um refúgio para viver sem pressa
América do Sul café da manhã Destinos Enoturismo Entretenimento Gastronomia Hotéis Porto Alegre Restaurantes Turismo Uruguay Vinhos

Colônia de Sacramento no Uruguai: um refúgio para viver sem pressa

Por Janaina Azevedo 1 de dezembro de 2022

Não restam dúvidas, que o Uruguai já se firmou como o destino queridinho dos gaúchos. Atualmente,  milhares de turistas do Rio Grande do Sul seguem rumo ao país vizinho em busca de gastronomia de alto nível,  vinhos de ótima qualidade e praias com paisagens incríveis.

A novidade é que além da procura por locais badalados – como Punta Del Este, por exemplo- o país recebe cada vez mais visitantes interessados em fugir do agito em busca de uma viagem tranquila. Dessa forma, alguns locais estão fortalecendo o conceito de Slow Travel, que proporciona aos visitantes atividades, as quais permitem experiências culturais e gastronomicas exclusivas para viver sem pressa.

Slow Travel: Uma das regiões que está propondo esse tipo de viagem é Colônia de Sacramento. A cidade é banhada pelo Rio de La Prata. De um lado Colônia e no lado oposto Buenos Aires (AR).

Viajei com seis comunicadores gaúchos para viver essa experiência no Uruguai. Fizemos a rota Porto Alegre – Montevideo – Colônia de Sacramento. Nesse post, vou explicar como chegar até Colônia e dar dicas sobre o que fazer na cidade.

Como chegar em Colônia de Sacramento (UY) partindo de Porto Alegre (RS)

A distância entre Porto Alegre (capital do RS) e Montevideo (capital do Uruguai) é  de 805km via BR–116 e Ruta 8. O trajeto pode ser realizado via terrestre ou aéreo. De carro ou ônibus, a viagem vai durar aproximadamente  12 horas.  Já um voo, partindo do aeroporto internacional Salgado Filho até o aeroporto internacional de Carrasco tem duração 1h e 30min. Se você optar por estes aeroportos, lembre-se que a distância do aeroporto de Carrasco até o centro de Montevideo é de 20km (aproximadamente 30min).

Nesta viagem, partimos da rodoviária de Porto Alegre em um ônibus leito da empresa TTL, que opera diariamente a rota POA – Terminal Tres Cruces (UY). Saímos da capital às 20h e chegamos em Montevideo às 9h. O beneficio de viajar de ônibus é que você dorme no Brasil e acorda no Uruguai, rsrs. A imigração é realizada no Chuí (cidade fronteira do Brasil com o Uruguai) e feita pelos comissários da TTL.  Outra vantagem, são os lanches a bordo  servidos na saída e na chegada ao destino. E para melhorar o conforto, a empresa oferece internet gratuita (que funciona super bem), conector USB individual, água mineral e um kit com manta e travesseiro para todos os passageiros.

Documentos necessários para entrar no Uruguai

  • Documento de identidade com máximo de 10 anos de expedição ou passaporte.
  • Comprovante de vacinação contra COVID-19 (documento impresso)

Moeda Utilizada

  • Moeda oficial: Pesos Uruguaios
  • Alguns locais aceitam Dólar e Reais.

Idioma oficial

Espanhol

Desconto de impostos

IVA: é o imposto pago pelos serviços turísticos prestados.

  • Desconto do imposto IVA no Uruguai: 18% a 22%.
  • Sobre a devolução do imposto: Conforme decreto, a devolução acontece sempre quando os valores são pagos com cartões de crédito ou débito emitidos no exterior.

Chegando em Montevideo

Se você chegar no Uruguai via Montevideo, é importante saber que a distância até Colônia de Sacramento é de 140km – aproximadamente 2h via terrestre. Nós chegamos  ao  Terminal de ônibus Tres Cruces – que localiza-se no centro da cidade – e partimos em um transfer privado até Colônia. Porém, antes de pegar estrada, paramos para um café da manhã incrível no restaurante do chef uruguaio Hugo Soca.

Almacén Hugo Soca

O Almacén Hugo Soca é um restaurante super cool em Montevideo, que valoriza a comida caseira. O chef responsável pelo local é Hugo Soca. Ele é conhecido por investir em uma gastronomia artesanal, que valoriza a elaboração de receitas com ingredientes frescos, fornecidos por produtores locais. O lugar oferece refeições para o café da manhã, almoço ou jantar. Lá, experimentamos vários itens que fazem parte do menu  “desajuno”. Na nossa mesa foi servido pães artesanais, bolos, scones, cafés, sanduiches e doces. Tudo delicioso. Amei a experiência!

Dica do IN: A foccacia artesanal é uma das receitas mais famosas do local. No entanto, ela só é servida como entrada no menu do almoço. Se visitar o restaurante ao meio dia não deixe de experimentar. O local costuma ter muita procura aos finais de semana, por isso é importante fazer reserva.  

Contato: @almacen.hugosoca

Chegando em Colônia de Sacramento

Sobre Colônia de Sacramento

A histórica cidade de Colônia de Sacramento foi fundada em 1860 pelo português Manuel Lobo. Banhada pelo rio Del La Plata, está localizada ao sudoeste do Uruguai – a 140 km de Montevideo e a 45 km de Buenos Aires (AR). Durante muitos anos, o local foi território de disputa entre Espanhóis e Portugueses. Em 1995, o centro histórico da cidade foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

O Farol de Colônia de Sacramento é um dos principais pontos turísticos. É possível subir ao topo e ter uma vista panorâmica da cidade. Já o Portão da Cidadela (Portón de Campo) era a porta de entrada de Colônia.

Onde Ficar

A ideia desta viagem era estar em um lugar exclusivo, que nos conectasse à experiências únicas por toda a Intendência de Colônia. Por isso, o nosso roteiro foi planejado tendo como ponto de partida e estada Comarca Las Liebres.

Comarca Las Liebres

Comarca Las Liebres é um projeto idealizado pelo empresário argentino Pedro Melnitzky. A propriedade fica  localizada a 10min do Centro Histórico de Colônia de Sacramento. O projeto inclui um restaurante, um hotel e a construção de um bairro planejado. Tudo isso, num ambiente cercado por uma vasta área verde no ponto mais alto da cidade.

Las Liebres: O casarão, onde funciona o hotel e o restaurante foi contruido em 1920 e restaurado recentemente.

Hotel Las Liebres

O hotel  possui apenas quatro suítes espaçosas e confortáveis decoradas com peças de antiquários adquiridas por Pedro em viagens ao redor do mundo. Duas ficam no interior do casarão e as outras em uma construção mais moderna e privativa.

A experiência de se hospedar no Hotel Las Liebres é única. Todos os detalhes são pensados para que o hóspede sinta-se em casa. Na galeria acima, registro da suite Augustina, na qual fiquei hospedada. O café da manhã é servido diariamente no interior do casarão. No menu pães, tortas, frutas e geleias produzidos no local.

Onde comer

Restaurante Las Liebres

O restaurante é aberto ao público e traz na sua filosofia o lema: da terra ao prato. O cardápio é assinado pelo reconhecido chef uruguaio Hugo Soca e conta com receitas  elaboradas com ingredientes orgânicos. Estes são retirados da horta da propriedade e vão direto ao prato dos visitantes e hóspedes. O local oferece refeições que podem ser degustadas no café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar. Além disto, o restaurante possui um empório com produtos caseiros como doce de leite, compotas e vinhos com a marca Las Liebres. Aliás, um dos próximos passos do empreendimento será a colheita das uvas do vinhedo que está sendo cultivado na propriedade para a elaboração dos próprios vinhos. Um luxo só!

O restaurante Las Liebres está aberto para almoços – todos os dias, das 12h às 15h30 . Chá da Tarde – sexta a domingo, da 17h às 19h . Jantar – sextas e sábados, das 20h às 23h Para os hóspedes, o atendimento é exclusivo diariamente, basta fazer reservas.

Dica do In: Aproveite o pôr-do-sol para fazer uma reserva no jardim da propriedade. O visual é um espetáculo.

Mais Informações: www.lasliebres.com.uy

O que fazer em Colônia de Sacramento

Engana-se quem pensa que um dia é o suficiente para conhecer todos o atrativos oferecidos por Colônia. Nesta viagem ficamos duas noites e três dias para visitar as vinícolas, pontos turísticos e aproveitar toda a estrutura que a Comarca Las Liebres oferece aos visitantes. E quer saber? Eu ficaria com certeza mais dias.

Dia 1 – Visita ao Centro Histórico e Plaza De Toros

Centro Histórico

Neste ponto da cidade é possível observar as características típicas do povo português e espanhol. Fizemos o passeio à pé acompanhados por um guia. Entre as ruas mais famosas está a Calle De Los Suspiros. O charme da rua, que ainda segue original, vem das antigas construções portuguesas e espanholas e da pavimentação de pedra. Nesta rua, diz a lenda, localizavam-se as casas de prostituição. Dizem que os suspiros poderiam ser tanto das moças quanto dos rapazes que suspiravam pelas meninas da rua. Isto teria originado o nome do local. É possível fazer o passeio pelas ruas do centro histórico alugando um carro elétrico (o tráfego de outros veículos não é permitido).

Dica do IN: Aproveitar a ida ao centro histórico para realizar um passeio até Buenos Aires de Buquebus (Catamarã que faz a travessia de Colônia pelo Rio Del La Prata até Buenos Aires). O trajeto dura em torno de 1h e 15min para ir e o mesmo tempo para voltar.

Plaza De Toros

A Plaza Los Toros ou Plaza real de San Carlos foi inaugurada em 1910 por empresários argentinos. A arquitetura do prédio foi inspirada nas edificações espanholas. O local tinha capacidade para 10 mil pessoas e a arena serviu como palco para espetáculos e as famosas touradas. Em 1912, uma lei Uruguaia proibiu as touradas e o local foi abandonado. Em 2020, iniciou-se o processo de restauração para transformar a Plaza em um espaço multicultural. Atualmente, o local está aberto para visitação guiada e receberá em breve lojas e restaurantes no seu interior.

O local foi inspirado na arquitetura Mourisca (Árabe Muçulmana) típica das edificações espanholas. A Plaza recebe atualmente eventos culturais.

Dica do IN: Fazer este passeio a tarde para curtir o pôr-do-sol e a vista para o rio Del La Plata do topo do prédio. Se o tempo estiver limpo e possível avistar a cidade Buenos Aires. É necessário agendar a visita.

Mais informações: colonia.gub.uy

Dia 2 – Visita a Vinícola e Olivares Del Quinton e Bodega El Legado

Vinícola e Olivares Del Quinton

Localizada a 30min do centro de Colônia de Sacramento, a propriedade Del Quinton produz vinhos e azeites de oliva. A bodega foca sua produção na variedade de uvas Malbec e Syrah. É uma vinícola relativamente jovem – iniciou a comercialização dos seus vinhos em 2018 – porém, já possuiu vários produtos e uma programação bem diversificada para receber visitantes. Além da tradicional degustação de vinhos e azeites de oliva é possível desfrutar de uma infraestrutura completa para organização de eventos exclusivos. Exemplo disto, é a visita aos vinhedos e olivares com almoço. A refeição inclui queijos, empanadas, parrillada, saladas, sobremesas caseiras e vinho.

Nosso grupo conheceu os processos de elaboração dos azeites e vinhos. Após, seguimos para a degustação dos produtos na cave.

Dica do IN: O local possui serviço de Spa e infraestrutura com piscina no jardim para receber visitantes. É necessário fazer reserva para esta e as demais programações.

Mais Informações: vyodelquinton.com

Bodega El Legado

El Legado é uma bodega boutique localizada na região de Carmelo – a 30min do centro de Colônia. O local também funciona com um sistema de  hospedagem exclusivo. São apenas quatro quartos num prédio localizado em frente aos vinhedos. O processo de elaboração dos vinhos é realizado pela família, que está envolvida em todas as etapas da produção da bebida. Na propriedade são cultivadas as uvas Tannat (típica do Uruguai) e Syrah. O processo de elaboração é tão artesanal que um vinho pode levar de dois a três anos para ficar pronto (levando em consideração todas as etapas: do plantio da uva até o engarrafamento). Anualmente, são disponibilizados em torno de 15 mil litros de vinho para os consumidores.

A nossa visita incluiu passeio pelos vinhedos e sala de barricas com degustação, acompanhada de tábua de queijos e frios. Também visitamos as opções de hospedagem do local.

Dica do IN: Aproveite para fazer a visita com degustação de vinhos  e curtir um almoço para apreciar a Parrilla Uruguaia. É necessário fazer reserva para esta programação.

Mais Informações: bodegaellegado.com.uy

Dia 3 – Visita La Vigna e retorno para o Brasil

La Vigna é uma casa de campo com pousada, localizada em Colônia Valdense – aproximadamente 45min de Colônia de Sacramento. Na propriedade é possível vivenciar a simplicidade da vida rural e usufruir de um ambiente único imerso na natureza. Além da pousada, o local possui uma produção autoral e orgânica de queijos artesanais.  Atualmente, os produtos oferecidos são provenientes do leite de ovelha, cabra e vaca. É possível realizar a visitação, degustação, almoço e compras dos queijos na propriedade.

O casarão – estilo colonial – onde fica a pousada La Vigna foi construído em 1980 e restaurado mantendo as características originais. A degustação dos queijos foi feita num anexo super charmoso da propriedade, onde são realizados eventos.

Dica do IN: O local oferece oficinas de fabricação de alguns queijos. Para essa e outras atividades é necessário fazer reserva.

Mais Informações: lavigna.com.uy

Retorno ao Brasil

Após a visita no La Vigna seguimos para o terminal Tres Cuses em Montevideo para retornar para Porto Alegre. Embarcamos às 21h em um ônibus leito da empresa TTL. Chegamos na capital gaúcha às 9h e 30min do dia seguinte.

Adorei a viagem. Espero voltar em breve!

P.S: viagem realizada a convite da Comarca Las Liebres

Tags: Bodega El Legado Colonia del Sacramento Colônia do Sacramento Comarca Las Liebres Del Quinton Hotel Las Liebres La Vigna Montevideo Plaza de Toro Queijos organico Restaurante Las Liebres uruguai uruguay Vinhos e olivares Del quinton
Compartilhar no
Artigo Anterior
Cuvée: a primeira vinoboutique do Vale dos Vinhedos

Posts relacionados

  • Bento Gonçalves, Brasil, Gastronomia, Rio Grande do Sul, Serra Gaúcha, Turismo, Vinhos

    Cuvée: a primeira vinoboutique do Vale dos Vinhedos

  • Enoturismo, Serra Gaúcha, Turismo, Vinhos

    Vinho e Arte: uma simbiose perfeita

  • A Enologia Criativa da Garbo
    Bento Gonçalves, Destinos, Enoturismo, Entretenimento, Turismo, Vinhos

    A Enologia Criativa da Garbo

Envie um comentátio

Cancelar resposta

Assine nossa Newsletter

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Mídia social

  • Home
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
©2015 IN_EXPERIÊNCIA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS