Não restam dúvidas, que o Uruguai já se firmou como o destino queridinho dos gaúchos. Atualmente, milhares de turistas do Rio Grande do Sul seguem rumo ao país vizinho em busca de gastronomia de alto nível, vinhos de ótima qualidade e praias com paisagens incríveis.
A novidade é que além da procura por locais badalados – como Punta Del Este, por exemplo- o país recebe cada vez mais visitantes interessados em fugir do agito em busca de uma viagem tranquila. Dessa forma, alguns locais estão fortalecendo o conceito de Slow Travel, que proporciona aos visitantes atividades, as quais permitem experiências culturais e gastronomicas exclusivas para viver sem pressa.
Viajei com seis comunicadores gaúchos para viver essa experiência no Uruguai. Fizemos a rota Porto Alegre – Montevideo – Colônia de Sacramento. Nesse post, vou explicar como chegar até Colônia e dar dicas sobre o que fazer na cidade.
Como chegar em Colônia de Sacramento (UY) partindo de Porto Alegre (RS)
A distância entre Porto Alegre (capital do RS) e Montevideo (capital do Uruguai) é de 805km via BR–116 e Ruta 8. O trajeto pode ser realizado via terrestre ou aéreo. De carro ou ônibus, a viagem vai durar aproximadamente 12 horas. Já um voo, partindo do aeroporto internacional Salgado Filho até o aeroporto internacional de Carrasco tem duração 1h e 30min. Se você optar por estes aeroportos, lembre-se que a distância do aeroporto de Carrasco até o centro de Montevideo é de 20km (aproximadamente 30min).
Nesta viagem, partimos da rodoviária de Porto Alegre em um ônibus leito da empresa TTL, que opera diariamente a rota POA – Terminal Tres Cruces (UY). Saímos da capital às 20h e chegamos em Montevideo às 9h. O beneficio de viajar de ônibus é que você dorme no Brasil e acorda no Uruguai, rsrs. A imigração é realizada no Chuí (cidade fronteira do Brasil com o Uruguai) e feita pelos comissários da TTL. Outra vantagem, são os lanches a bordo servidos na saída e na chegada ao destino. E para melhorar o conforto, a empresa oferece internet gratuita (que funciona super bem), conector USB individual, água mineral e um kit com manta e travesseiro para todos os passageiros.
Documentos necessários para entrar no Uruguai
- Documento de identidade com máximo de 10 anos de expedição ou passaporte.
- Comprovante de vacinação contra COVID-19 (documento impresso)
Moeda Utilizada
- Moeda oficial: Pesos Uruguaios
- Alguns locais aceitam Dólar e Reais.
Idioma oficial
Espanhol
Desconto de impostos
IVA: é o imposto pago pelos serviços turísticos prestados.
- Desconto do imposto IVA no Uruguai: 18% a 22%.
- Sobre a devolução do imposto: Conforme decreto, a devolução acontece sempre quando os valores são pagos com cartões de crédito ou débito emitidos no exterior.
Chegando em Montevideo
Se você chegar no Uruguai via Montevideo, é importante saber que a distância até Colônia de Sacramento é de 140km – aproximadamente 2h via terrestre. Nós chegamos ao Terminal de ônibus Tres Cruces – que localiza-se no centro da cidade – e partimos em um transfer privado até Colônia. Porém, antes de pegar estrada, paramos para um café da manhã incrível no restaurante do chef uruguaio Hugo Soca.
Almacén Hugo Soca
O Almacén Hugo Soca é um restaurante super cool em Montevideo, que valoriza a comida caseira. O chef responsável pelo local é Hugo Soca. Ele é conhecido por investir em uma gastronomia artesanal, que valoriza a elaboração de receitas com ingredientes frescos, fornecidos por produtores locais. O lugar oferece refeições para o café da manhã, almoço ou jantar. Lá, experimentamos vários itens que fazem parte do menu “desajuno”. Na nossa mesa foi servido pães artesanais, bolos, scones, cafés, sanduiches e doces. Tudo delicioso. Amei a experiência!
Dica do IN: A foccacia artesanal é uma das receitas mais famosas do local. No entanto, ela só é servida como entrada no menu do almoço. Se visitar o restaurante ao meio dia não deixe de experimentar. O local costuma ter muita procura aos finais de semana, por isso é importante fazer reserva.
Contato: @almacen.hugosoca
Chegando em Colônia de Sacramento
Sobre Colônia de Sacramento
A histórica cidade de Colônia de Sacramento foi fundada em 1860 pelo português Manuel Lobo. Banhada pelo rio Del La Plata, está localizada ao sudoeste do Uruguai – a 140 km de Montevideo e a 45 km de Buenos Aires (AR). Durante muitos anos, o local foi território de disputa entre Espanhóis e Portugueses. Em 1995, o centro histórico da cidade foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Onde Ficar
A ideia desta viagem era estar em um lugar exclusivo, que nos conectasse à experiências únicas por toda a Intendência de Colônia. Por isso, o nosso roteiro foi planejado tendo como ponto de partida e estada Comarca Las Liebres.
Comarca Las Liebres
Comarca Las Liebres é um projeto idealizado pelo empresário argentino Pedro Melnitzky. A propriedade fica localizada a 10min do Centro Histórico de Colônia de Sacramento. O projeto inclui um restaurante, um hotel e a construção de um bairro planejado. Tudo isso, num ambiente cercado por uma vasta área verde no ponto mais alto da cidade.
Hotel Las Liebres
O hotel possui apenas quatro suítes espaçosas e confortáveis decoradas com peças de antiquários adquiridas por Pedro em viagens ao redor do mundo. Duas ficam no interior do casarão e as outras em uma construção mais moderna e privativa.
Onde comer
Restaurante Las Liebres
O restaurante é aberto ao público e traz na sua filosofia o lema: da terra ao prato. O cardápio é assinado pelo reconhecido chef uruguaio Hugo Soca e conta com receitas elaboradas com ingredientes orgânicos. Estes são retirados da horta da propriedade e vão direto ao prato dos visitantes e hóspedes. O local oferece refeições que podem ser degustadas no café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar. Além disto, o restaurante possui um empório com produtos caseiros como doce de leite, compotas e vinhos com a marca Las Liebres. Aliás, um dos próximos passos do empreendimento será a colheita das uvas do vinhedo que está sendo cultivado na propriedade para a elaboração dos próprios vinhos. Um luxo só!
Dica do In: Aproveite o pôr-do-sol para fazer uma reserva no jardim da propriedade. O visual é um espetáculo.
Mais Informações: www.lasliebres.com.uy
O que fazer em Colônia de Sacramento
Engana-se quem pensa que um dia é o suficiente para conhecer todos o atrativos oferecidos por Colônia. Nesta viagem ficamos duas noites e três dias para visitar as vinícolas, pontos turísticos e aproveitar toda a estrutura que a Comarca Las Liebres oferece aos visitantes. E quer saber? Eu ficaria com certeza mais dias.
Dia 1 – Visita ao Centro Histórico e Plaza De Toros
Centro Histórico
Neste ponto da cidade é possível observar as características típicas do povo português e espanhol. Fizemos o passeio à pé acompanhados por um guia. Entre as ruas mais famosas está a Calle De Los Suspiros. O charme da rua, que ainda segue original, vem das antigas construções portuguesas e espanholas e da pavimentação de pedra. Nesta rua, diz a lenda, localizavam-se as casas de prostituição. Dizem que os suspiros poderiam ser tanto das moças quanto dos rapazes que suspiravam pelas meninas da rua. Isto teria originado o nome do local. É possível fazer o passeio pelas ruas do centro histórico alugando um carro elétrico (o tráfego de outros veículos não é permitido).
Dica do IN: Aproveitar a ida ao centro histórico para realizar um passeio até Buenos Aires de Buquebus (Catamarã que faz a travessia de Colônia pelo Rio Del La Prata até Buenos Aires). O trajeto dura em torno de 1h e 15min para ir e o mesmo tempo para voltar.
Plaza De Toros
A Plaza Los Toros ou Plaza real de San Carlos foi inaugurada em 1910 por empresários argentinos. A arquitetura do prédio foi inspirada nas edificações espanholas. O local tinha capacidade para 10 mil pessoas e a arena serviu como palco para espetáculos e as famosas touradas. Em 1912, uma lei Uruguaia proibiu as touradas e o local foi abandonado. Em 2020, iniciou-se o processo de restauração para transformar a Plaza em um espaço multicultural. Atualmente, o local está aberto para visitação guiada e receberá em breve lojas e restaurantes no seu interior.
Dica do IN: Fazer este passeio a tarde para curtir o pôr-do-sol e a vista para o rio Del La Plata do topo do prédio. Se o tempo estiver limpo e possível avistar a cidade Buenos Aires. É necessário agendar a visita.
Mais informações: colonia.gub.uy
Dia 2 – Visita a Vinícola e Olivares Del Quinton e Bodega El Legado
Vinícola e Olivares Del Quinton
Localizada a 30min do centro de Colônia de Sacramento, a propriedade Del Quinton produz vinhos e azeites de oliva. A bodega foca sua produção na variedade de uvas Malbec e Syrah. É uma vinícola relativamente jovem – iniciou a comercialização dos seus vinhos em 2018 – porém, já possuiu vários produtos e uma programação bem diversificada para receber visitantes. Além da tradicional degustação de vinhos e azeites de oliva é possível desfrutar de uma infraestrutura completa para organização de eventos exclusivos. Exemplo disto, é a visita aos vinhedos e olivares com almoço. A refeição inclui queijos, empanadas, parrillada, saladas, sobremesas caseiras e vinho.
Dica do IN: O local possui serviço de Spa e infraestrutura com piscina no jardim para receber visitantes. É necessário fazer reserva para esta e as demais programações.
Mais Informações: vyodelquinton.com
Bodega El Legado
El Legado é uma bodega boutique localizada na região de Carmelo – a 30min do centro de Colônia. O local também funciona com um sistema de hospedagem exclusivo. São apenas quatro quartos num prédio localizado em frente aos vinhedos. O processo de elaboração dos vinhos é realizado pela família, que está envolvida em todas as etapas da produção da bebida. Na propriedade são cultivadas as uvas Tannat (típica do Uruguai) e Syrah. O processo de elaboração é tão artesanal que um vinho pode levar de dois a três anos para ficar pronto (levando em consideração todas as etapas: do plantio da uva até o engarrafamento). Anualmente, são disponibilizados em torno de 15 mil litros de vinho para os consumidores.
Dica do IN: Aproveite para fazer a visita com degustação de vinhos e curtir um almoço para apreciar a Parrilla Uruguaia. É necessário fazer reserva para esta programação.
Mais Informações: bodegaellegado.com.uy
Dia 3 – Visita La Vigna e retorno para o Brasil
La Vigna é uma casa de campo com pousada, localizada em Colônia Valdense – aproximadamente 45min de Colônia de Sacramento. Na propriedade é possível vivenciar a simplicidade da vida rural e usufruir de um ambiente único imerso na natureza. Além da pousada, o local possui uma produção autoral e orgânica de queijos artesanais. Atualmente, os produtos oferecidos são provenientes do leite de ovelha, cabra e vaca. É possível realizar a visitação, degustação, almoço e compras dos queijos na propriedade.
Dica do IN: O local oferece oficinas de fabricação de alguns queijos. Para essa e outras atividades é necessário fazer reserva.
Mais Informações: lavigna.com.uy
Retorno ao Brasil
Após a visita no La Vigna seguimos para o terminal Tres Cuses em Montevideo para retornar para Porto Alegre. Embarcamos às 21h em um ônibus leito da empresa TTL. Chegamos na capital gaúcha às 9h e 30min do dia seguinte.
Adorei a viagem. Espero voltar em breve!
P.S: viagem realizada a convite da Comarca Las Liebres
Envie um comentátio