Aos 3 dias do mês de Janeiro escrevo minha primeira matéria do ano para o blog e não podia fazê-la de outra maneira que não fosse escrevendo sobre uma das mais esperadas e gostadas aberturas gastronômicas do fim de 2016.
Só que antes de falar do restaurante, quero dar algumas pistas: está localizado numa das ruas mais importantes de Madri e no número 1; um dos seus proprietários ha 1 mês ganhou um prestigioso prêmio gastro, mais ou menos como “O nº 1 empresário da gastronomia espanhola” e o nome do restaurante casualmente tem o número 1 entre seu nome. Estou falando do maravilhoso e delicioso La Pr1mera.
O novo projeto do Paco Quirós (seu nome está relacionado com os exitosos restaurantes Cañadio, La Maruca e La Bien Aparecida) está localizado na Gran Vía 1, para mim uma das ruas mais especiales de Madri e o edifício onde no 1º andar está La Pr1mera, o afamado edifício Grassy, é um ícone da cidade construído em 1916 pelo arquitecto Eladio Laredo que foi cenário anteriormente de um dos salões de chá mais elegantes da cidade, o “Sicilia Molinero”, entre 1917 até os anos 90. Depois veio o “Gula Gula”, uma das primeiras salas de baile de Madri e agora essa nova abertura.
Se eu já fui? Sim , claro. Primeiro num sábado qualquer desfrutar de um bom café da manha e de umas vistas privilegiadas. Adorei no La Pr1mera, a possibilidade de comer tão cedo, de forma saudável um suco detox com a maravilhosa tortilha que só esse grupo hoteleiro sabe fazer.
Depois voltei 2 vezes com um grupo de amigas e cada uma das vezes mais surpreendente a cozinha de Paco Quirós. É como desfrutar da “Playa de Sardinero” de Santander, Cantábria – de lá são os proprietários e lá está inspirada a sua cozinha – em pleno centro de Madri. Na carta uma boa mistura de mar e terra. Se pedimos entradas nao podem faltar pratos tao saborosos como “la ensalidilla rusa La Pr1mera” , “las anchoas de Santoña con pimientos asados”, “las rabas de Santander” o “las croquetes de lacón y huevo cocido”, ¨los buñuelos de bacalao Cañadio” y “las patatas bravas La Maruca”. Todos pratos, perfeitos para seguir com o apetite e vontade de continuar provando…
Queremos algo saudável? A “menestra de verduras semiguisadas con jamón y su jugo” está incrivelmente bem preparada. Depois sem dúvida eu pediria “las patatas con huevo frito y morcilla” prato preferido de Paco Quirós que trouxe a idéia do delicioso restaurante Landa, em Burgos e parada obrigatória ao viajar ao Norte da Espanha.
Se queremos terminar com um bom peixe, a merluza sempre é uma excelente opção no La Pr1mera e eu optaria pela “Merluza meunière 1981”, mas se ainda queremos continuar degustando, não podemos deixar de provar o, que para mim, é um dos pratos estrelas do restaurante, o “jarrete de cerdo con puré de patata asada”, que é desfeito na mesa, com uma cremosidade na carne incrível graças as horas e horas de cocção desse prato.
Sem dúvida minha grande recomendação ao vir a Madri. Se querem ao fazer a reserva digam que viram a matéria no blog que estou certa que Jesús Selma vai tratar vocês de forma especial.
Envie um comentátio