Quem viaja sabe o quanto é importante poder se locomover com facilidade. Entretanto, viajar vai exigir um pouco mais de esforço se não entendermos os meios de transporte. À primeira vista, pode parecer difícil se achar entre tantas linhas e possibilidades, mas hoje vamos descomplicar tudo que você precisa saber para andar tranquilo no metrô de Nova York!
O metrô de Nova York abriu sua primeira estação em 27 de Outubro de 1904, após 35 anos da criação do trem de superfície. Só depois de 113 anos que o mapa das linhas ficou assim, como o da foto!
Claro que o que você vê nos dias de hoje não lembra nem de longe os vagões retratados no filme “Os Embalos de Sábado a Noite” (Saturday Night Fever), com John Travolta, em que há pichações por todos os lados. De lá para cá, muita coisa mudou: os vagões são mais modernos e possuem calefação e ar condicionado e, desde o início deste ano, até o sinal de celular passou a funcionar.
Chegamos, então, nas questões mais importantes:
como se locomover de metrô na cidade?
Como pegar a linha certa e chegar no seu destino sem se perder?!
O metrô tem 469 estações e 1062.2 quilômetros.Toda essa extensão somada àquelas tantas letrinhas que identificam os trens e as direções podem até assustar quem não conhece, não é verdade?! Mas, acredite em mim, não há motivo para pânico, é tudo muito organizado. Se você observar o mapa, vai ver que, junto ao nome das estações, estão informados os trens que por ali passam. O grande truque é saber se as estações são ‘’expressas’’ ou ‘’locais’’, e para qual direção você vai.
Cada linha possui uma cor, e pelo mapa, você pode ver onde iniciam e onde terminam. É assim que você vai saber para qual direção deve pegar o trem. Se, por exemplo, você está em Manhattan e planeja ir para Coney Island você vai pegar o trem F, N ou Q, no sentido Downtown/Brooklyn, que é a última parada dessas linhas.
E os preços? Pois bem, tanto para o metrô quanto para o ônibus a tarifa unitária sai por USD 2.75. Porém, se você calcular que vai usar algum transporte mais que duas vezes por dia, compensa comprar o Metrocard ilimitado. O semanal (válido por 7 dias) custa USD 32 e o mensal (válido por 30 dias) custa USD 121. A grande sacada é comprar seu Metrocard ilimitado com cartão de crédito e guardar o recibo. Em caso de perda, você pode ligar para a MTA (Metropolitan Transportation Authority), a empresa responsável pelos transportes em Nova York, e, com os dados do recibo, é possível emitir outro cartão para os dias restantes.
Se você optar por pagar as passagens por unidade, há um abatimento de 5% do valor para recargas acima de USD 5,50.
E como acessar o mapa? Você pode solicitar um gratuitamente em qualquer estação, usar o Google Maps ou, ainda, baixar algum desses aplicativos no seu celular:
Transit – Real Time App (IOS, free)
Citymapper – The Ultimate Transit App (IOS, free)
Metro Navigator (Android, free)
MyTransit NYC (Android, free)
Para pegar ônibus, aconselho usarem o Google Maps: as informações são precisas e você ainda consegue ver em tempo real quanto tempo falta para o ônibus passar no ponto que você vai pegá-lo.
Se ainda você tiver alguma dúvida durante a sua viagem por aqui, me envie mensagem pelo instagram, que estou à disposição para tentar ajudar!
Envie um comentátio