Conta a história que no final da II Guerra Mundial, a popular sopa de fidéus chinesa, conhecida como Shina-soba o Chuka-soba, entra no Japão e começa a fazer parte da sua gastronomia conhecida como ramen, que se fez popular rapidamente.
E do Japão para o mundo. Hoje em dia essa saborosa sopa onde o caldo é cozido mais de 12 horas nos melhores restaurantes, tomar ramen está na moda. Basta ver revistas de gastronomia, conversas entre amigos e entendidos e acreditando ou não, em Instagram o hashtag #ramen tem 3.574.093 publicações. Por algo será tamanho êxito culinário.
Eu vou ser bem sincera, não tinha provado até semana passada que fui num almoço entre instagramers e bloggers para almoçar esta deliciosa sopa. O almoço foi no restaurante Oribu Gastrobar. Lá muitos já haviam tomado e muitos me comentaram que nem comparação com Japão, que aqui em Madri, os dois tipos tomados, estavam muito mais saborosos que no pais oriental.
Como poderão comprovar os ingredientes do ramen são o próprio caldo, os fidéus e os diversos acompanhamentos. O caldo requer bastante tempo de preparo e pode ser de porco, de frango ou misturando os dois.
E os 4 tipos mais habituais de ramen são: SHIO (parece um caldo de frango), MISO (caldo de frango mas com alguma variedade de miso), TONKOTSU – que foi o que provamos (o caldo é elaborado a partir de ossos de porco, com um sabor mais contundente) e SHOYU, que é o mais japonês de todos os ramen (caldo de frango com molho se soja).
Y comer ramen está tão na moda que do dia 20/1 a 29/1 poderemos desfrutar da I Jornada del Ramen em Madri. E onde podem aproveitar esse evento? Tanto em Oribu Gastrobar (C/Barquillo 10) como no Ninja Ramen (C/ Barceló, 1) pelo modesto preço de 10,95€. Os restaurantes são lindos, gostosos e ter o prazer de aproveitar e se deliciar com um bom ramen nesses dias gélidos que fazem aqui é o melhor plano.
Envie um comentátio