As férias de inverno estão chegando e, com elas, a melhor temporada para esquiar no hemisfério Sul! E nem precisa ir muito longe para aproveitar destinos incríveis de neve: Chile e Argentina são os principais palcos desse esporte, e há estações de esqui para todos os gostos!
Selecionamos algumas para você já ir se planejando para curtir ao máximo esse break do meio do ano!
Nevados de Chillan:
O complexo Nevados de Chillan está na região de Bio Bio, sul do Chile, distante 407 km da capital, Santiago. Abriga três vulcões adormecidos, Nuevo, Viejo e Nevados e permanece aberto nos 12 meses do ano. Considerado o mais completo complexo chileno de esqui, os Nevados de Chillan possuem uma área de mais de 10 mil hectares, e a extensão total das pistas ultrapassa 35 km!
A temporada de inverno inicia em 22 de junho, em que será inaugurado um novo lift triplo, El Refugio. No total são 12, que dão acesso às 21 pistas, entre elas a maior da América do Sul: Três Marias, com 13km de extensão.
O complexo oferece diversas atividades tanto na modalidade clássica de esqui (half pipe, quarter pipe, jump e fun box), quanto em outras variações: esqui nórdico, randonée, snowmobile, workshops para crianças e até uma escola de esqui para quem quer aprender a praticar o esporte!
Junto da estação de esqui, há dois hotéis: o Nevados e o Altos Nevados. São os mais próximos à neve e à floresta e oferecem acomodações sofisticadas e aconchegantes. Há ainda outras opções, alguns apartamentos no Valle Hermoso, a apenas 5 minutos do complexo, ou outros hotéis no Valle Las Trancas, 10 minutos distante da base da montanha.
As águas que vem diretamente da montanha, abastecem os hoteis e também o Parque de Águas Termais. Há sauna a vapor e quatro piscinas ao ar livre, de diferentes tamanhos e temperaturas que variam de 27 a 65 graus celsius.
Nevados de Chillan
Site: www.nevadosdechillan.com
Temporada: de 22 de junho a 15 de outubro
Número de pistas: 32
Pistas: 22% para iniciantes, 41% para intermediários, 31% para avançados e 6% para experts.
Meios de elevação (lifts): 12
Desnível Vertical: 1.100 metros
Altura da base: 1.600 metros.
Altura máxima: 3.320 metros.
Área esquiável: mais de 10 mil hectares
Valle Nevado e arredores:
O Valle Nevado é um resort de montanha. Isso quer dizer que não existe “cidade” e que você dormirá, literalmente, nas alturas (a mais de 3 mil metros para ser precisa)! Mas não se preocupe, a estrutura hoteleira, gastronômica e de lazer é ampla: hotéis de luxo, cinema e fitness center disputam espaço com a estação de esqui.
A estação de esqui do Valle Nevado é a maior e mais moderna da América do Sul e, talvez por isso, a queridinha entre os turistas. Com 34 pistas e quase 30 canhões de neve, o Valle Nevado promete esporte de qualidade e paisagens espetaculares.
O caminho de Santiago ao Valle Nevado é de muitas curvas e subidas, que requerem veículos bem equipados com correntes para o gelo e a neve. Junto com La Parva e El Colorado, o Valle Nevado forma a região conhecida como “os três vales dos Andes”, a maior superfície propícia para esquiar na América do Sul.
A estação La Parva está encrustada na montanha, de frente para Santiago e oferece vistas deslumbrantes. As condições de neve são ótimas para os amantes do esqui, e há sempre muito sol. Desde a base da montanha é possível admirar toda extensão do Valle de Santiago. É dita a estação mais exclusiva do Chile: lá não há hotéis, somente belos e modernos apartamentos e casas para alugar, e as pistas nunca estão cheias.
Já El Colorado é a estação dos locais: há muito os chilenos constroem suas casas de fim de semana por lá. Dizem ter sido em seus arredores, na Villa Farallones, que se usou os primeiros esquis, vindos da Suiça. Tem 22 pistas de esqui, e não é raro que hajam abundantes nevadas no inverno, aumentando o nível de neve das pistas.
Valle Nevado
Site: www.vallenevado.com
Temporada de neve Inverno 2017: de 23 de junho a 22 de setembro
Número de pistas: 34
Pistas: 10% para iniciantes, 36% para intermediários, 33% para avançados e 21% para experts.
Meios de elevação (lifts): 15
Número de pistas: 34
Desnível Vertical: 810 metros
Altura da base: 2.860 metros.
Altura máxima: 3.670 metros.
Área esquiável: 40 km de pistas
La Parva
Site: www.laparva.cl/
Temporada de neve Inverno 2017: de 23 de junho a 22 de setembro
Número de pistas: 40
Pistas: 15% para iniciantes, 15% para intermediários, 43% para avançados e 27% para experts.
Meios de elevação (lifts): 14
Desnível Vertical: 921 metros
Altura da base: 2.670 metros.
Altura máxima: 3.630 metros.
Área esquiável: 38 km de pistas
El Colorado
Site: www.elcolorado.cl
Número de pistas: 22
Pistas: 51% para iniciantes, 28% para intermediários, 8% para avançados e 13% para experts.
Meios de elevação (lifts): 19
Desnível Vertical: 1090 metros
Altura da base: 2.560 metros.
Altura máxima: 3.330 metros.
Área esquiável: 1300 hectares
Acompanhe o blog que ao longo dessa semana publicaremos a segunda parte dessa matéria: as incríveis estações de esqui argentinas!
Envie um comentátio