A experiência de hoje é uma daquelas difíceis de explicar!
O primeiro requisito para entender este post é que você conheça – ou pelo menos entenda – a cultura do Rio Grande do Sul. O segundo, é que você se dê o trabalho de imaginar um espanhol, ex químico industrial com doutorado em Biotecnologia (hã?), como um dos mais talentosos chefs de Porto Alegre.
À convite dele – o chef catalão Xavier Gamez – pegamos a estrada num belo domingo de sol para conhecer o lugar onde a Lagoa dos Patos encontra o rio Guaíba. O local escolhido pelo Xavi chama-se O Butiá. Esta antiga fazenda que hoje alberga um restaurante super exclusivo é de “cair os butiá do bolso”! (aqui mais uma expressão da cultura gaúcha para pesquisar no google).
Não vou me estender muito na descrição. O local é lindo mesmo! Um restaurante sofisticado centrado em cima de um morro. Se olhar para um lado, tem a vista da Lagoa dos Patos. Se olhar para outro, é aquela paisagem dos pampas gaúchos: extensas pastagens e gado. Tudo isso a 1 hora de Porto Alegre.
Denominado de “Do Mar à Brasa” o almoço de Domingo combinou o mais prezado pelos gaúchos (a brasa e o churrasco) com cozinha Catalã (os peixes e mariscos mais frescos possíveis). Tudo isso no ambiente descontraído e informal do Restaurante O Butiá. Pretensioso? Ora, ainda faltou dizer o mais importante: todos os ingredientes utilizados pelo chef foram “locais”. E falamos locais entre aspas porque nas palavras do Xavi : “Santa Catarina faz parte do Rio Grande!!” .
Como explicava no inicio, é preciso fazer um certo esforço para imaginar esta figura catalã. Cheio de carisma, talento e personalidade, o Xavi comandou o evento com muito sotaque e desenvoltura. Explicou cada prato, desafiou a platéia a descobrir os ingredientes, e ainda passou algumas dicas preciosas!
Pra começar o banquete foram servidos pratos “para compartir”: Ostras fresquíssimas com vinagre de gengibre (ele deu a receita, mas não posso revelar esse segredo), mexilhões, lulas e camarões no palito e o tradicional pão com tomate.
Como primeiro prato tínhamos tamboril, (também conhecido como peixe sapo) na brasa com legumes tostados e molho romesco. Por sorte, sentados à nossa mesa estavam os fornecedores dos pescados, e tivemos uma aula sobre a pesca desse peixe tão nobre, mas ainda pouco valorizado em nossa cultura. É preciso dizer que o tamboril tem uma carne muito especial e sabor delicado. Uma verdadeira iguaria!
Polvo na brasa com risoni tipo fideuá com caldo de polvo e emulsão de alho (aioli) foi o prato principal. Tão bom que estava “de lamber os beiços”!
E para fechar com chave de ouro, uma sobremesa bem típica espanhola, mas com um toque de brasilidade: Espuma de creme catalão com tuille de torrone de castanha do pará.
Pra harmonizar os pratos foram servidos vinhos da nossa região da Campanha Gaúcha, que trouxeram o equilíbrio perfeito pra esse almoço primaveril.
No final, o Chef ainda provocou os gaúchos presentes: “vocês tem ingredientes maravilhosos aqui perto, não precisam importar e pagar caro por peixes ou mariscos de fora”. E não é que ele tem razão? Tudo estava incrivelmente fresco e saboroso, num cenário perfeito para essa experiência!
O Chef Xavier é proprietário do Restaurante Xavier 260 que em breve mudará seu endereço para São Paulo.
Vinhetica – Vinhos
Vinhetica Terroir de Rosè 2016
Vinhetica Terroir de Rouge 2016
Espumante Sopra 2013
Mundovino – Vinhos
Casa del Rojo 2007 Monastrel 100% DO Jumilla- Espanha
Alma Pescados – Fornecedor dos peixes
Envie um comentátio