Nosso primeiro porto de parada do navio Voyager foi a pequena cidade medieval de Bruges. Não tinha lido nada sobre esse destino, eu apenas sabia que encontraria um charme de cidade, com bela arquitetura gótica e muitos canais. Mas Bruges vai muito além da sua fama dos chocolates, das cervejas e dos waffles. Não é a toa que é queridinha na Europa e todos querem visitá-la. Conhecida como a Veneza do Norte, descobri algumas curiosidades sobre sua história e suas lendas.
A Igreja do Sangue Sagrado
Um dos únicos locais no mundo o qual acredita-se tem preservado o sangue de Cristo por mais de 2.000 anos.
O Lago do Amor
Foi um dos principais “portos” da idade média, sendo mais importante polo comercial da época, até o canal estagnar e não ter mais acesso ao mar. Depois disso, Bruges por uns 400 anos viveu em declínio. Reza a lenda que em 1488 a cidade foi amaldiçoada e muitos cisnes brancos viveriam ali por toda eternidade. Hoje, o lago é o mais belo cartão postal juntamente com os cisnes que são o símbolo de Bruges.
A Madona de Bruges
Essa obra de Miquelângelo, foi a única a sair da Itália enquanto ele ainda era vivo. Foi comprada por ricos comerciantes de Bruges da época. Por duas vezes foi retirada da cidade devido às invasões, até que foi achada e devolvida novamente ao lugar que pertencia: a Igreja de Nossa Senhora.
Casa das Beguinas
Por volta do ano de 1200, mulheres devotas, que se dedicavam à vida religiosa mas sem fazer votos monásticos eram rejeitadas pela Igreja Católica e afastadas da sociedade tendo que viver isoladas. Por essas mulheres serem muito independentes, algo raríssimo na Idade Média, elas foram apelidadas de FEMINISTAS MEDIEVAIS.
O Campanário
Uma torre de belíssima arquitetura, bem na praça central, também Patrimônio da Humanidade, onde se pode subir seus 366 degraus e apreciar a vista da cidade.
Aqui em Bruges começou uma linda amizade, a Ana e o Zé do Blog Do Pão ao Caviar que organizaram essa belíssima viagem, foram incríveis! Sempre muito dispostos e dedicados a tornar esse cruzeiro inesquecível! Até hoje temos nosso grupo unido no Watts, e dedico esse post aos queridos amigos: Vladimir, Cláudia, Fábio, Selma, Marta, Sérgio, Cris, Aninha e Zé!
CHECK LIST:
- Lago do amor
- Campanário
- Madona de Bruges
- Igreja do Sangue Sagrado
- Grote Markt (praça central)
- Passeio de barco pelos canias
- Tomar cerveja Belga
- Comprar Chocolates
- Comer Waffle
- Jardim das Beguinas
- Rua mais estreita do mundo (há controvérsias)
Envie um comentátio