InExperiência recebeu com exclusividade o convite para a inauguração do maior museu do vinho do mundo. Programamos nossa viagem para não perder a estréia no dia 1 de Junho, e contamos todos os detalhes em primeira mão neste post.
Há muito tempo, o vinho interessa, seduz e fascina a humanidade. Por que isso acontece? Muitos dizem que o vinho é a única verdade líquida que existe. Bebida milenar, bíblica, que nasce da aliança do homem e as forças da natureza, já ganhou muitas obras em sua homenagem. Inúmeros livros, novelas, poemas, romances, filmes e alguns museus pelo mundo revelam a paixão que esta bebida desperta. Mas é preciso dizer que o homem jamais tinha realizado uma homenagem ao vinho semelhante a este museu de Bordeaux.
O novo museu se chama La Citè du Vin (Cidade do Vinho) e fica às margens do rio Garonne; pertinho do centro de Bordeaux. O moderno VLT que percorre a cidade leva 10 minutos desde a Ópera até o museu (no final da linha B).
A primeira coisa que chama a atenção é a belíssima e moderna arquitetura do prédio. Uma enorme estrutura com panéis dourados e prateados em curva, lembram o corpo de uma cobra gigante com a cabeça em pé. Na verdade, a intenção dos projetistas foi representar o movimento do vinho quando é colocado na taça. Olhando com carinho dá pra esquecer da cobra e pensar no vinho. É tão magnífica a estrutura que por muitos já está sendo chamado do “Guggenheim do vinho”. A comparação é justa. A obra futurista custou em torno de 80 milhões de Euros arcados basicamente pelos produtores locais. Somente uma pequena parte foi custeada pelo governo francês.
Logo na entrada recebemos os fones de áudio e o smartphone que faz todas as leituras em QR Code de cada apresentação. Ou seja, voce interage com a exposiçaão através desse smartphone. Chegando perto de uma atração, é só apontar o aparelho para ela que o celular começa a rodar vídeos e explicações (uma pena que não tem em Português). São milhares de informações que podem ser acessadas e aprendidas sobre o tema. A exposição permanente ocupa o terceiro andar do prédio. Nós levamos em torno de 4 horas para percorrer a exposição. Mas se quiser aprender mais sobre o mundo do vinho é possivel passar o dia neste lugar. As atrações empolgam através da tecnologia, a qualidade da informação e a interatividade.
A história do vinho começa há 6.000 anos antes de Cristo. Aqui a gente percebe a importância desse líquido precioso para as religiões, as artes, e a evolução da civilização até os dias de hoje. Essa sessão inteira da história é feita com Hologramas incríveis dentro de caixas de madeira.
Telões com imagens espetaculares de vinhedos ao redor do mundo. Globos terrestres interativos que apresentam a economia global do vinho. Opinião de produtores, experts, chefs, winemakers, sommeliers e enólogos do mundo inteiro podendo ser acessados de forma interativa. O mais legal desta exposição é que através do smartphone e os super fones de ouvido (deixam você com aparência de E.T mas são ótimos!), o visitante dita seu próprio ritmo e vai descobrindo os atrativos segundo seus interesses. Individual e customizado são as palavras que melhor descrevem a visita. É a tecnologia colocada ao serviço do entretenimento e do conhecimento como nunca antes vimos em nenhum museu do mundo.
E as surpresas na param por aí. Nos demais andares do La Citè (tudo em curva, tudo redondo) têm salões de exposições e conferências, salas de degustação profissionais, loja de vinhos, e a cereja do bolo: um restaurante super bacana no 7° andar (reserve antes!) e um mirante 360 de Bordeaux no 8° com área para desgustação de vinhos (uma taça está incluida no ingresso de 20 euros).
Resumindo, é imperdível !
PD: Se voce bebe vinho habitualmente, perca tempo no setor dos aromas. Sao dezenas de cheiros para adivinhar e reconhecer. Vai se surprender!
Envie um comentátio