Convidei minha amiga querida Carina Lentz para contar aqui no Blog como foi sua visita à esses três incríveis Castelos! Leia o que ela escreveu e coloque no roteiro esses belíssimos lugares!
♠
Corro o risco de chover no molhado escrevendo sobre três lugares que considero serem imperdíveis de visitar, mas, ao menos que você não ache nada interessante em conhecer castelos medievais ricamente preservados vai concordar comigo.
Se a programação é fazer um tour pelo Sul da Europa, incluindo países como França, Suíça, Áustria e Alemanha, recomendo muitíssimo separar um tempo de visitação a estes três castelos: Castelo de Versailles, localizado a 25 km de Paris, Castelo de Chenounceau, distante cerca de 230km da capital francesa e Castelo de Neuschwanstein, na região da Baviera, Alemanha.
Começando por Versailles, relato minha experiência de ter ido por duas vezes lá em situações bem distintas. Além do seu legado histórico incontestável a área aberta à visitação encontra-se muito bem preservada, com a toda a riqueza e pompa exigidas por Luiz XIV, o “Rei Sol”.
Para conhecer o castelo você pode contratar um guia ou fazer o tour por sua conta usando os audio-guides disponíveis – também no idioma português. Na minha primeira visitação, em 2010, estava acompanhada de uma guia francesa que mora no Brasil. Além da comodidade de ter um expert falando seu idioma, visitamos o castelo em um dia da semana à tarde, o que nos proporcionou uma experiência perfeita, pois éramos o único grupo de turistas ali. Já nesta ultima vez, a visita foi num final de semana e tivemos que disputar espaço com vários grupos de asiáticos que amam fazer selfies em frente aos cômodos e monumentos.
Imperdíveis também são as visitas ao Jardim de Versailles e ao Petit Trianon, pequeno castelo de Maria Antonieta. Para isto você precisa programar a visita pela manhã e comprar um ticket que inclua também o passeio a estas dependências.
O segundo castelo que indico, sem sombra de dúvidas, é o Castelo de Chenounceau. Você pode ir com carro alugado ou pegar um trem que leve até a cidade e fazer uma espécie de bate-volta, se a intenção é permanecer em Paris.
Conhecido como o Castelo das Sete Damas, este foi propriedade e habitação de reis e nobres da França. Encanta por seus jardins, desenvolvidos quando Catarina de Médici foi a Senhora do Castelo. As instalações estão perfeitamente preservadas e os arranjos florais que enfeitam os ambientes são obras de dois floristas e sete jardineiros que trabalham ali, replicando fielmente os momentos de glória vividos.
Vale a pena também a visitação aos jardins, pomar e adega – inclusos no ticket do castelo. A estrutura de Chenonceau dispõe de restaurante e café com vista para os gramados, de onde se pode desfrutar uma deliciosa refeição ou apenas um brinde com champanhe.
A terceira visita imperdível é o Neuschwanstein, ou o “Castelo da Cinderela”,. Ele é assim denominado pois serviu de inspiração para Wall Disney ao criar o ícone do Magic Kingdon .
Construído no século XVIII por Luis II, um Rei visionário apaixonado pela época medieval, é, com certeza, a visitação mais organizada – talvez por se encontrar em solo alemão. Requer compra antecipada de ingressos e agendamento prévio. Por ficar distante da cidade, é necessário aluguel de carro ou contratação de um transfer. Imprescindível também é chegar no horário agendado, sob pena de perder o ticket de entrada sem direito a reembolso. Todo este esquema, que diferencia muito de um programa de férias espontâneo, garantem uma visitação tranqüila, sem atropelos, de no máximo 30 min, com audio-guides que funcionam perfeitamente.
A visita ao castelo ao lado – compra-se o ticket com adicional – também vale se você tem tempo, mas é preferível explorar as áreas no entorno do castelo, com direito a ponte suspensa e paisagens para fotos sensacionais.
Existem muitos castelos visitáveis espalhados pela Europa. A escolha destes três e a denominação de “imperdíveis” é algo pessoal, mas também decorre da idéia de que os castelos rondam nosso imaginário. Em algum momento entre a infância e a vida adulta já fomos príncipes e princesas… Só por isto já vale a pena conhecer aqueles que mais encantam.
Envie um comentátio