Essa viagem estava nos meus planos fazia tempo. Conversei com muitas pessoas que já tinham ido, e todos, sem exceção, me falaram que o lugar era incrível. Então, já fui pra lá com a expectativa bem alta e para minha surpresa o Atacama a superou em todos os sentidos!
São tantos contrastes, tantas paisagens diferentes e cores exuberantes que muitas vezes pensava estar dentro de um quadro. Um lugar pra se desconectar totalmente do mundo e se conectar consigo mesmo. Um lugar para contemplação da natureza.
Nós optamos em dormir 1 noite na ida e outra na volta em Santiago, pois a TAM mudou os horários dos vôos para Calama de última hora.Saindo de Santiago para Calama são 1.30h de vôo. E de Calama até São Pedro de Atacama mais uma hora e meia de carro.
Em São Pedro de Atacama você encontra muitas opções de hospedagens desde hostel, pousadas até hotéis all inclusive como é o caso do Explora e do Tierra. Nosso hotel era o Noi Casa Atacama, que fica no povoado bem pertinho do centro. Já vou avisando que nenhum hotel no Atacama tem ar condicionado, ok? A energia que chega lá é caríssima, então não se surpreenda com a falta dele. As temperaturas no deserto mudam bruscamente, de dia faz muito calor e à noite muito frio!
Os passeios que fizemos no Atacama:
1)Geisers El Tatio:
Um dos passeios mais perigosos do deserto, ficando a 4.321m de altitude.
Os Geysers são falhas que levam a água quente depositada nas rochas vulcânicas até a superfície. A água ferve a 86 graus, esse é o ponto de ebulição devido a alta altitude. Saímos as 5 horas da manhã do hotel, pois é imprescindível chegar cedo, quando as temperaturas ainda estão bem baixas e os jatos de vapor ficam em plena atividade. Mas prepare-se muito bem para o frio, a temperatura lá e baixíssima variando de -10° a 0°. Também tem a questão da altitude, que pode provocar dores de cabeça, náuseas e muito cansaço físico. Todos os movimentos devem ser feitos lentamente para não provocar tonturas. Nosso guia no caminho nos ofereceu folha de coca para mascarmos, mas aí sim que fiquei enjoada só de mascar a folha (é horrível)!
Ainda lá nos Geysers os turistas tem a oportunidade de entrar numa piscina termal, onde a água fria e água quente dos geysers se misturam. Eu estava com tanto frio, que não tive coragem de tirar a roupa para me aventurar…mas muitos disseram que é um banho revigorante!
Teve também uma parte bem gostosa do passeio que foi o nosso café da manhã! Uma mesa montada com pães, croissaint, doce de leite, ovos mexidos, café e chá, foi um deleite com aquele visual incrível!
Na volta, paramos no Povoado de Machuca para provar o churrasco de Lhama e as empanadas locais.
Esse tour durou a manhã toda, depois voltamos para o hotel para descansarmos um pouco até a hora do próximo passeio.
2)Laguna Cejar
Na parte da tarde do nosso primeiro dia no Atacama, fomos conhecer a Laguna Cejar. Essa laguna faz parte do Salar de Atacama, que é o terceiro maior salar do mundo. É impressionante o tamanho sendo sua profundidade 1,5 km de puro sal. Nos banhamos na outra lagoa chamada Las Piedras, pois a Cejar é protegida e preservada pelo parque nacional. A concentração de sal desta chega a ser maior que do Mar Morto. É bem divertido, pois de jeito nenhum afundamos.
Depois da laguna, fomos conhecer os Olhos do Salar, que são dois poços perfeitamente redondos com 30 metros de profundidade formados naturalmente com o tempo, devidos aos ventos da região. Quem quiser também pode saltar, mas dessa vez somente quem sabe nadar, pois é de água doce e essa afunda!
Nossa parada no final do dia foi na Lagoa Tebinquiche, para apreciarmos o pôr do sol e brindarmos com vinho e comidinhas deliciosas. Nesse dia, a FlaviaBia Expediciones nos presenteou um final de tarde com uma linda surpresa musical. Um pôr dos sol ao som de Violino! Foi lindo demais! Um dia inesquecível!
3)Termas de Puritama
Um oásis no deserto. Localizada a 35 km de São Pedro de Atacama, as termas possuem 8 piscinas naturais encravadas num cânion cercadas de vegetação natural e com propriedades terapêuticas e medicinais. A temperatura da água fica em torno de 33°c. Suas quedas d´água nos proporcionam uma deliciosa massagem natural. Mas além de tudo isso, também tivemos uma massagista especilizada em massagens na água, que deixou todo o grupo em um estado de relaxamento profundo. E para completar esse dia perfeito, nos foi servido um almoço delicioso, com vinho, ceviche, brochete de camarão, pães e sobremesa. Simplesmente uma experiência única!
4)Vale da Lua
Esse é um dos passeios mais perto de São Pedro de Atacama! E junto com ele também fizemos: Cordilheira do Sal, Vale da Morte, Pedra do Coyote, Três Marias, Anfiteatro, Mirantes e pôr do sol.
Uma verdadeira paisagem lunar.
5)Lagunas Altiplânicas e Pedras Vermelhas
Estão localizadas a 100km da cidade e ficam numa altitude de 4.260m. De lá a gente pode contemplar a vista dos vulcões Miscanti e Meniques e as duas lagoas azuis que levam o mesmo nome. Devido a uma erupção a lagoa se dividiu em duas partes.
O lugar é lindíssimo, e uma sensação de paz nos invade a alma de ver tanta grandeza e beleza daquele lugar.
6)Salar de Tara
Infelizmente eu tive que optar entre o Vulcão Lascar e o Salar de Tara. Portanto, somente minha mãe visitou o salar e disse que foi uma experiência surreal de tão lindo!
O Salar de Tara está localizado na Cordilheira dos Andes,sobre uma gigante caldeira que divide o Chile Argentina e Bolívia, formada depois de uma erupção do vulcão Vilama. Esse é também um passeio de dia inteiro. Deixarei essa visita pra uma próxima viagem ao Atacama!
7)Vulcão Lascar
Esse não é um passeio, mas sim um desafio. Quando resolvi fazer essa viagem, uma das minhas metas era subir esse vulcão que fica a 5.500m de altitude. Pesquisei muito, falei com pessoas que subiram, me preparei física e psicologicamente. Foram 2:20h de subida, com todas as dificuldades de uma altitude tão elevada. Pra descer, levamos 1:30h. Não foi nada fácil. Mas foi fascinante e muito gratificante poder superar meus medos e transpor obstáculos. Foi um grande aprendizado.
Assista o vídeo completo dessa viagem e inscreva-se no nosso Canal!
**************************************************************************************************************************************************************************************
Um bom viajante não tem planos fixos nem tão pouco a intenção de chegar. (Lao Tzu)
**************************************************************************************************************************************************************************************
Envie um comentátio