Deixando o Alentejo, nossa viagem continuava para o norte do país rumo ao Vale do Douro. Foram 4 horas e meia para chegarmos em Pinhão. Estradas sinuosas, beirando a montanha com uma beleza fora do comum. O Douro Vinhateiro como é chamado, é uma das regiões mais antigas com demarcação de origem da história do vinho. Seu vinho mais famoso é o Porto.
Nosso hotel era o Quinta de La Rosa, construído sobre a encosta de uma colina e todas as 14 suítes com uma vista linda para o Rio Douro. O café da manhã era servido no terraço, e assim como o nosso quarto, tinha uma atmosfera muito romântica!
Experiências vínicas inesquecíveis e paisagens de tirar o fôlego é o que se pode esperar do belo vale vinhateiro.
Algumas das melhores Quintas a serem visitadas:
Quinta da Pacheca * Quinta do Crasto * Quinta do Vallado * Quinta do Seixo* Quinta da Lixa
Fizemos o passeio de 1 hora de duração pelo rio, que sai do píer no centrinho de Pinhão. São várias opções de horários. Dali também saem Cruzeiros Fluviais de luxo, barcos maiores e de muitos dias de duração. Consulte o site oficial AQUI.
A gastronomia é um ponto forte, claro, como em toda região vinícola! Por isso o primeiro restaurante de nossa lista era o DOC em Folgosa, do conceituado Chef Rui Paula. Com um deck para o rio, ideal para um almoço de verão, o DOC é um restaurante contemporâneo mas que preserva as raízes da culinária local. Comida maravilhosa e atendimento impecável.
Já em direção ao nosso próximo destino, a cidade do Porto, podemos apreciar a viagem na estrada N222, considerada a melhor e mais bonita estrada do mundo para dirigir (leia esse ARTIGO).
Reservamos uma noite para nos hospedarmos em mais um Wine Hotel, que queríamos muito conhecer: o Monverde da Vinícola Quinta da Lixa. No meio dos vinhedos, na região de Amarante, esse hotel de Design foi eleito o melhor pela Global Best Wine Tourism nesse ano de 2016. Fiz esse POST falando dele…
Porto é a principal cidade da região do Douro e a segunda maior do país onde envelhecem e armazenam os famosos vinhos do Porto. Não há vinícolas por perto, por isso programamos nossa viagem com duas noites pelo vale, antes de chegar a Porto. Na cidade, os turistas vão conhecer todo o processo de envelhecimento e história do vinho mais antigo que foi descoberto por acaso.
Listo aqui algumas das caves mais visitadas:
Graham’s * Ramos Pinto * A.A. Calém * – E para informações mais completas sobre as adegas em Porto, a Suzana que mora lá explica cada uma delas AQUI.
Sobre a nossa Road Trip completa veja esse POST.
Envie um comentátio